Foto de Mason Hiatt
Tudo começou com o desejo de levar as cores de minha fruteira para dentro de um bolo, mas não sabia bem como fazer isso. Fucei na internet e acabei encontrando esta receita no Come-se, meu blog de culinária predileto, atualmente. Por quê? Porque Neide Rigo, sua autora, cozinha com amor e isto se percebe em sua escrita, nas ilustrações no blog e, mais ainda, no sabor de seus pratos. Sempre adapto as receitas a minha realidade, quero dizer aos ingredientes que tenho, aos utensílios de minha cozinha, ao meu paladar, com respeito as originais e a minha intuição de cozinheira. O resultado desta última empreitada foi um dos melhores bolos de minha vida: a massa fica molhadinha e a diversidade de especiarias e de frutas nos remete para territórios de sabor completamente diferentes a cada mordida. Aí vai, o bolo de Neide com meus pitacos!
Ingredientes
3 ovos
1/2 xícara de manteiga derretida.
¼ de xícara de leite.
2 cenouras médias cortadas picadas em cubos.
2 mandiocas cruas, descascadas e picadas em cubos (aproximadamente 200g).
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (chá) de canela
1 colher (chá) de especiarias misturadas, trituradas: cravo, noz-moscada e erva-doce
1 xícara de fubá
1 colher (sopa) de fermento
1 xícara de frutas secas picadas (damasco, abacaxi, uvas passas pretas etc), deixadas de molho por uma hora em rum, depois escorridas e polvilhadas com fubá.
Açúcar de confeiteiro e mini-miçangas de chocolate para polvilhar.
Como fazer
Antes de começar, triture as especiarias com um mixer, pois é um processo um pouquinho demorado. Depois, coloque no liquidificador o leite, os ovos e a manteiga derretida já fria. Ligue o aparelho e vá juntando a cenoura. Em seguida, junte a mandioca picada. Bata bem até ficar tudo bem triturado. Numa tigela misture o açúcar, o sal, a canela, as especiarias trituradas e o fubá e jogue por cima o conteúdo do liquidificador. Mexa bem com uma colher de pau ou com um batedor de arame. Por último junte o fermento e as frutas já preparadas e misture. Despeje em forma redonda untada com manteiga e polvilhada com fubá. Leve ao forno médio e deixe assar até ficar dourado e firme (faça o teste do palito para saber se está assado). Desenforme e polvilhe açúcar de confeiteiro e as miçangas, formando os desenhos que lhe derem na telha. Se preferir use uma máscara, como ensina a mestra Neide Rigo. Espere esfriar e deleite-se!
Nenhum comentário:
Postar um comentário