sexta-feira, 6 de julho de 2012

Pasta coloridinha light

Se você ama um bom prato, mas está controlando o peso, como eu, esta receitinha é para você. Ela é leve, saborosa, linda e dá aquela sensação de satisfação suprema ao final da desgustação, além de ser facílima. Vamos lá!

Ingredientes para um prato fundo

1 pimentão verde pelado
1/2 cebola
1 dente de alho
1 tomate
2 colheres de sopa de catchup
1 colher de café de shoyo
1 colher de sopa de talos de coentro fresco
1/2 xícara de penne tricolor grano duro (pode ser outro spaghetti, fetuccine, mas é importante que seja multicor)
1 filé de sardinha ou cavalinha enlatada

Feitura

Comece por pelar o pimentão. Espete o bicho num garfo e queime a pele dele na boca do fogão, como a gente faz com queijo coalho. Vá virando até ficar todo pretinho. Depois tire do fogo, raspe a pele com uma faca e lave o pimentão para tirar o carvoezinhos.

Corte o pimentão em tiras finas, no sentido do comprimento, a cebola e os tomates em lâminas médias e o alho picadinho.

Refogue a cebola no azeite e quanto estiver transparente junte os ingredientes acima. Quando começar a pegar no fundo da panela, coloque um pouquinho de água, tipo 2 colheres do sopa, só para soltar a ferrugem. Junte também o catchup e quando começar a pegar de novo, mais um cadinho de água, os talinhos de coentro, o shoyo e o filé de sardinha ou de cavalinha enlatada.

Junte o macarrão cozido ao molho e misture tudo com delicadeza para não estropear o peixe. Deixe o fogo ligado ainda por 1 minutinho para o macarrão pegar bem o molho.

Prontinho! Feliz e sem medo da balança!

domingo, 1 de abril de 2012

Bolo de cenoura com damasco e passas

Assim até parece que ele é irmão do bolo de frutas com especiarias, mas não se engane, os sabores são completamente diferentes. Em comum eles têm a fofura e provocam o desejo irresistível de comer, comer, comer... Esse é o único problema de morar sozinha. Você acha que dá para comer um bolo desses só? Impossível. Mas como resolvo fazer as coisas de supetão, às vezes nem dá tempo de chamar os amigos. Mãos a obra!

Ingredientes da massa

- 3 ovos
- 1xícara de cenoura ralada
- 1 xícara de óleo
- 1/2 xícara de leite
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa de fermento químico
- damascos secos picados
- uvas passas

Ingredientes da cobertura

- 4 colheres de sopa manteiga
- 4 colheres de sopa de água
- 4 colheres de sopa de Nescau
- 2 colheres de sopa de açúcar

Como eu fiz

Bati todos os ingredientes da massa no liquidificador, menos o fermento e as frutas, que devem ser misturados no final, com uma colher de pau. Despejei a massa sobre uma forma untada e enfarinhada e levei ao forno, em fogo médio, por cerca de 25 minutos. Logo que desenformei, comecei a fazer a calda, que também não tem segredo. Derrete-se a manteiga em uma panelinha, juntam-se os outros ingredientes e se vai mexendo até levantar fervura. O ponto, obtido quase que imediatamente, percebe-se quando ao passar a colher no fundo da panela, abre-se um risco.

Furei o bolo e fui despejando a calda com uma colher. Como é muito líquida tem que ir de colher em colher. Ela seca rápido, por isso, se for necessário, leve a panela ao fogo novamente.

Que mais posso dizer? Comi além da conta...