domingo, 26 de outubro de 2008

Bolo de Chocolate


Atenção navegante: juízo com esta receita! Ela está em minha família há anos. É de autoria da minha tia Valdenice, aquela que faz os bolos dos casamentos, dos aniversários e de tudo quanto é festa importante.

Em tempos difíceis vendi pedaços do bolo de chocolate da tia Valdenice em um bar na rua Augusta, o hoje popular Sarajevo. Paguei aluguéis e adocei a vida, que andava pra lá de amarga...
Engordei um bocado, é verdade, mas também, comendo bolo de chocolate todos os dias, várias vezes, que cintura que agüenta?
Hoje faço só em ocasiões muito especiais e divido agora com vocês essa delícia!

Massa
- 4 ovos
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de chocolate em pó (não me venha com Nescau, é chocolate, aquele da caixinha!).
- 1 copo de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de fermento em pó
- 1 pitada de sal

Recheio e cobertura
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 4 colheres de chocolate em pó
- 2 colheres de manteiga


Para molhar a massa

- leite
- conhaque
- essência de baunilha

O leite misturado ao conhaque dá meia xícara. Da essência de baunilha devem-se colocar algumas gotas. As proporções você equilibra pelo cheiro, que deve ficar adocicado, sem a prevalecência do álcool, nem da baunilha, mas com o aroma harmonioso dos dois.

Para decorar
- chocolate granulado
- cerejas ou morangos

Modo de fazer ou como eu costumo fazer...

A massa pode ser batida na batedeira ou no liquidificador, sem riscos. A dica é colocar primeiro os ingredientes molhados e gordurosos, nesta ordem: leite, ovos, manteiga, açúcar, chocolate, farinha, sal.
Bata tudo até obter uma massa homogênea e, por último, coloque o fermento e não bata muito, só o suficiente para ele ser distribuído na massa.
Coloque numa forma untada e leve a assar em fogo médio.
Quando começar a cheirar abra e espete com um palito, para verificar se está cozido.

Recheio e cobertura
Misture bem todos os ingredientes, menos a manteiga, antes de ligar o fogo. Quando estiver tudo bem misturado leve ao fogo baixo, coloque a manteiga e vá mexendo sem pressa.Ele vai ferver e começar a engrossar, então você vai fazer um teste: coloque um pouco do recheio numa colher e leve ao congelador. Estará no ponto quando você virar a colherinha e não escorrer, mas fique esperto: não pode ficar duro, só deve ter uma certa consistência para não escorrer do bolo, quando você cobri-lo.

Montagem
Quando o bolo estiver assado desenforme-o, ainda quente, sobre uma bandeja.Com uma faca corte envolta do bolo e termine de dividi-lo com uma linha ou um fio dental.
Depois de separadas as duas partes, molhe-as com a mistura de leite, conhaque e baunilha. Cuide para que o bolo fique molhadinho sem exagero, para a massa não derreter.
Despeje um pouco mais que a metade do recheio, também quente, sobre a metade da massa que ficou na bandeja. Você verá que o bolo absorverá muito desse recheio. Vá despejando...
Coloque a outra metade por cima e cubra com o restante do recheio que, nesse ponto, já foi promovido a cobertura.
Decore com o chocolate granulado e as frutas vermelhas.
Leve a geladeira por uma hora antes de servir e, por favor, não viaje em calorias, viaje no sabor sofisticado desta receita.

Nenhum comentário: