sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Bolo de Mesocarpo de Babaçu

Um ano sem postar uma receita? Um ano sem entrar na cozinha? Não creio!
Foi esta sensação de indignação que tive quando fui notificada que fazia um ano meu último post neste blog, ironicamente intitulado de "em processo criativo".

Não foi que eu ficasse de fora da cozinha, não. Aprendi a fazer vatapá e xinxim de galinha, com Marcelo. Foi que eu só consigo postar quando vou para cozinha com este objetivo, para medir as coisas, para ensinar depois...

Este ano de 2009 foi de intenso trânsito, na vida, no coração. E numa dessas viagens fui parar no Maranhão, que eu amei de paixão, que me enchi de sabores, especialmente no interior, lugar dos fortes.

De lá eu trouxe o mesocarpo de babaçu, coisa que eu nem imaginava que existia. O mesocarpo é um pó, com a textura muito parecida com a do cacau. Não sei ainda como encontrar a especiaria fora do Maranhão, mas meu pai ia apostar que "em São Paulo acha". Então vou dedicar a ele, que acha tudo na capitar, esta receita. Olha, fica uma delícia, menino! Nem te conto!

Bolo de Mesocarpo de Bababaçu

Ingredientes

- 4 colheres de manteiga
- 100 g açúcar mascavo
- 90g melaço de cana
- 150 ml de água
- 1 ovo
- 80 g de mesocarpo de babaçu
- 150 g farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de gengibre em pó
- 1 boa pitada de canela
- 1 pitada de garam massala
- 1 colher de sopa bem cheia de fermento químico

Feitura

Coloque a manteiga, o mascavo, o melaço um tiquinho de água na panela. Aqueça até dissolver bem o açúcar.

Espere esfriar ( pode colocar uns minutinhos na geladeira para adiantar o processo), acrescente o ovo e o restante da água e mexa com uma colher de pau. Acrescente os demais ingredientes e bata com a colher de pau.

Coloque em forma de bolo inglês e asse em fogo médio. Quando começar a cheirar, dê uma espetada com um palitinho. Quando sair limpo, tá prontinho.

Passe um café fresquinho e deleite-se!

Um comentário: