segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Coração roto

Vá regando com vermuth, até curtir.

domingo, 5 de setembro de 2010

Cupcakes de cupuaçu

Foto de Adriana Oliveira (Driu)

Minha amiga, Márcia, costumava dizer que eu fazia da cozinha uma terapia ocupacional. Foi num tempo que estávamos arrasadas de amor. Ela saía para trabalhar e encontrava a mesa posta quando retornava. Eu dava todo o meu amor para batatas, pêras, frangos, cenouras, alhos porós, filés...

Ás vezes meu coração parece pedra, de tão pesado. Nestas ocasiões eu invisto nas receitas que levam muita manteiga e convido os amigos para a ceia. No fundo, a cozinha é só um pretexto para estar junto e trocar os carinhos mais sinceros. Carinho de amigo.

A última foi o cupcake de cupuaçu, fruta maravilhosa que comprei aqui no largo Dois de Julho. O processo de separar a polpa das sementes merece uma resenha a parte, por isso se você tiver acesso a polpa purinha, pague e não reclame que está caro... Seis mãos são testemunhas do "trabaio" que dá!

A receita do cupcake eu peguei do site Eu mulher e fiz minhas adaptações. Também acho fundamental fazer com batedeira, caso contrário, pode ficar pesada a massa.

As massas de bolo são as que mais sentem nosso estado emocional. Leve isto em conta!


Ingredientes


125g manteiga em temperatura ambiente
165g açúcar
1 colher chá extrato de baunilha
2 ovos
200g farinha de trigo peneirada
1 colher de sopa de fermento para bolo
125ml xícara leite
100g de cupuaçu puro em polpa

Cobertura

Nutella
Granulado colorido

Modo de fazer

Bata o açúcar com a manteiga por uns 12 minutos ( não menos que isso) para que fiquem bem macias e de cor bem clara. Acrescente os ovos, um por um, batendo bem após cada adição.

Depois acrescente a farinha de trigo, fermento e leite e bate até que misture bem , sem exagerar para não ficar com uma massa pesada.

Por fim acrescente a polpa de cupuaçu e misture bem com uma colher.

Divida a massa igualmente pelas forminhas de muffin – lembre-se de encher somente 2/3 da forma - e leve ao forno pré-aquecido por uns 18 minutos.

Faça o teste do palito e retire do forno assim que o palito sair seco.

Passe Nutella por cima dos bolinhos, ainda quentes, e decore com granulados coloridos.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Mangulão

Lembro da Wal dizendo "que nome esquisito prum troço tão gostoso"! E com o mesmo olhar peralta com que me atirava traques no São João, dizia "me dá aí um pedaço do seu mangolão".

O primeiro, comi em Estreito, cidade na divisa entre Maranhão e Tocantins, última parada antes de pegar a Transamazônica. Comida nova, com nome estranho é o sonho que carrego cada vez que chego a um novo lugar. Gostar ou não gostar de uma cidade, quase que depende unicamente do que ela oferece ao meu prato.

Assim, posso dizer que amei todas as cidades do Maranhão e do Pará, por onde passei. Na última, tive a ousadia de comer carne de sol com rapadura, depois de traçar um saco de bolo de caroço e um sorvete de bacuri.

Quando cheguei em Salvador, corri atrás da receita do mangulão e, como sou dada a inventar, a recriei com os meus critérios. Virou figura fácil nas minhas mesas de café e se difundiu rapidamente por minha família. É delicioso, simples e lindo!

Mangulão

3 xícaras de polvilho doce
3 xícaras de queijo minas padrão ralado
3 ovos
1 xícara de leite
1/4 de xícara de óleo
1 colher de sopa de fermento em pó químico
sal

Como eu faço

Coloco num recipiente os ovos, o leite,o óleo e o sal e bato por mais ou menos 5 minutos, com o mixer (pode bater no liquidificador também, se você tiver um). Quanto mais batida esta mistura, mais leve ficará a massa.

Depois eu misturo bem o polvilho, com uma colher de pau, até desfazer todas as bolinhas. Junto o queijo e o fermento e dou mais uma misturada. Despejo numa forma daquelas de fazer pudim (que tem um buraco no meio), untada.

Levo ao forno médio até ficar coradinho, como um pão de queijo.

Sirvo com café passadinho na hora, geléia e manteiga.

A única dificuldade, garanto, é manter o controle :)