Minha amiga, Márcia, costumava dizer que eu fazia da cozinha uma terapia ocupacional. Foi num tempo que estávamos arrasadas de amor. Ela saía para trabalhar e encontrava a mesa posta quando retornava. Eu dava todo o meu amor para batatas, pêras, frangos, cenouras, alhos porós, filés...
Ás vezes meu coração parece pedra, de tão pesado. Nestas ocasiões eu invisto nas receitas que levam muita manteiga e convido os amigos para a ceia. No fundo, a cozinha é só um pretexto para estar junto e trocar os carinhos mais sinceros. Carinho de amigo.
A última foi o cupcake de cupuaçu, fruta maravilhosa que comprei aqui no largo Dois de Julho. O processo de separar a polpa das sementes merece uma resenha a parte, por isso se você tiver acesso a polpa purinha, pague e não reclame que está caro... Seis mãos são testemunhas do "trabaio" que dá!
A receita do cupcake eu peguei do site Eu mulher e fiz minhas adaptações. Também acho fundamental fazer com batedeira, caso contrário, pode ficar pesada a massa.
As massas de bolo são as que mais sentem nosso estado emocional. Leve isto em conta!
Ingredientes
125g manteiga em temperatura ambiente
165g açúcar
1 colher chá extrato de baunilha
2 ovos
200g farinha de trigo peneirada
1 colher de sopa de fermento para bolo
125ml xícara leite
100g de cupuaçu puro em polpa
Cobertura
Nutella
Granulado colorido
Modo de fazer
Bata o açúcar com a manteiga por uns 12 minutos ( não menos que isso) para que fiquem bem macias e de cor bem clara. Acrescente os ovos, um por um, batendo bem após cada adição.
Depois acrescente a farinha de trigo, fermento e leite e bate até que misture bem , sem exagerar para não ficar com uma massa pesada.
Por fim acrescente a polpa de cupuaçu e misture bem com uma colher.
Divida a massa igualmente pelas forminhas de muffin – lembre-se de encher somente 2/3 da forma - e leve ao forno pré-aquecido por uns 18 minutos.
Faça o teste do palito e retire do forno assim que o palito sair seco.
Passe Nutella por cima dos bolinhos, ainda quentes, e decore com granulados coloridos.
Draminha
Há 7 anos
Um comentário:
Provei e me lambuzei! Uma daquelas maravilhas que fazem bem a alma depois de satisfazer o olfato e a visão... a experiência em desvelar um cupuaçu me estimulou e descobri que a fruta foi o centro de um debate internacional sobre biopirataria (pelos japoneses), tem sido pesquisada para trato gastro intestinal, é antioxidante e serve como base pra desenvolver produtos de beleza. CUPUAÇU em boas mãos, tudo!
Postar um comentário