domingo, 3 de fevereiro de 2013

Compota de Maracujá

Como eu disse outro dia, aqui em casa comida não vai para o lixo. Nesse verão delicioso de Salvador, eu tomo muito suco de maracujá com cidreira, refrescante e relaxante. Das cascas do maracujá eu aprendi a fazer a compota e descobri um delicioso recheio para o meu bolo integral e para as panquecas de domingo. Sim, no domingo eu faço panquecas americanas, as gordinhas, recheadas de algum doce gostoso. Mas essa é outra receita... Vamos à compota!



Ingredientes

- cascas de 5 maracujás firmes
- 1/2 xícara de adoçante culinário*
- 1/2 xícara de açúcar
- 2 xícaras de chá de suco de maracujá ou a poupa dos 5 maracujás
- 2 xícaras de água
- 1 pau de canela

Feitura

Escolha maracujás bem firmes, de casca lisa de preferência. Retire a pele externa deles, a amarelinha e coloque a parte branca de molho de um dia para o outro. Escorra as cascas e despreze a água do molho. Corte as cascas em gomos e coloque-as em uma panela com todos os ingredientes, menos o pau de canela. Cozinhe em fogo médio até as cascas ficarem transparentes, o que indica o cozimento,  e a calda engrossar. Vá colocando mais água, se for necessário. Quando estiverem quase no ponto, junte o pau de canela para perfumar a compota.

Guarde o doce em vidros esterilizados com água fervente. Você pode reaproveitar um simpático vidrinho de geleia.

Eu usei a polpa do maracujá, ao invés do suco, com semente e tudo. Ficou bem forte o sabor, mas o resultado estético ficou lindo!

Nas panquecas, além do doce, eu coloquei uma colher de sobremesa de creme de ricota e ficou perfeito o equilíbrio entre o doce e o salgado. Já no bolo integral, eu coloquei o doce no meio e ficou irresistível.



*A base dessa receita eu tirei do site mdemulher.

**Você pode usar só açúcar ou só adoçante culinário. Eu misturo porque acho que só o adoçante fica um sabor artificial demais.



Nenhum comentário: