domingo, 3 de fevereiro de 2013

Compota de Maracujá

Como eu disse outro dia, aqui em casa comida não vai para o lixo. Nesse verão delicioso de Salvador, eu tomo muito suco de maracujá com cidreira, refrescante e relaxante. Das cascas do maracujá eu aprendi a fazer a compota e descobri um delicioso recheio para o meu bolo integral e para as panquecas de domingo. Sim, no domingo eu faço panquecas americanas, as gordinhas, recheadas de algum doce gostoso. Mas essa é outra receita... Vamos à compota!



Ingredientes

- cascas de 5 maracujás firmes
- 1/2 xícara de adoçante culinário*
- 1/2 xícara de açúcar
- 2 xícaras de chá de suco de maracujá ou a poupa dos 5 maracujás
- 2 xícaras de água
- 1 pau de canela

Feitura

Escolha maracujás bem firmes, de casca lisa de preferência. Retire a pele externa deles, a amarelinha e coloque a parte branca de molho de um dia para o outro. Escorra as cascas e despreze a água do molho. Corte as cascas em gomos e coloque-as em uma panela com todos os ingredientes, menos o pau de canela. Cozinhe em fogo médio até as cascas ficarem transparentes, o que indica o cozimento,  e a calda engrossar. Vá colocando mais água, se for necessário. Quando estiverem quase no ponto, junte o pau de canela para perfumar a compota.

Guarde o doce em vidros esterilizados com água fervente. Você pode reaproveitar um simpático vidrinho de geleia.

Eu usei a polpa do maracujá, ao invés do suco, com semente e tudo. Ficou bem forte o sabor, mas o resultado estético ficou lindo!

Nas panquecas, além do doce, eu coloquei uma colher de sobremesa de creme de ricota e ficou perfeito o equilíbrio entre o doce e o salgado. Já no bolo integral, eu coloquei o doce no meio e ficou irresistível.



*A base dessa receita eu tirei do site mdemulher.

**Você pode usar só açúcar ou só adoçante culinário. Eu misturo porque acho que só o adoçante fica um sabor artificial demais.



segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Sopa de Beterraba

Toda vez que eu me deparava com a receita do tal do Borscht eu desistia. Além do nome horroroso, eu não concebia ligar o forno para assar beterrabas, coisa que eu faço rapidinho na panela de pressão. Mas chegou este lindo dia de assar bolo e torta e pão e aproveitei para "assar" as beterrabas entre uma coisa e outra. Magnífica descoberta! A textura da beterraba assada é completamente diferente da cozida. A sopa fica aveludada. Minha ideia era tomar quente, mas em pleno verão ela cai muito bem geladinha. As instruções para fazer a sopa tirei do site Panelinha, mas fiz uns errinhos que deram super certo. Por exemplo, não coloquei o limão indicado na receita dela porque esqueci e ao invés de usar creme de leite, coloquei iogurte natural. Ao que parece o Borscht, assim como o Gazpacho ou o Goulash é uma dessas receitas que cada um tem a sua e todas são deliciosas. Bom é ir experimentando tudo!

Ingredientes para duas pessoas

- 2 beterrabas
- meia cenoura ralada
- meia cebola picada
- meia colher de chá de açúcar
- 1pote de iogurte desnatado
- 300 ml de caldo de carne (tive que usar o industrializado, por falta do caseiro, mas prefiro o natural)
- 1 colher de chá de azeite de oliva
- 1 colher de chá de manteiga
- verdinho para decorar

Feitura

Embrulhe as beterrabas no papel alumínio e as leve ao forno médio por aproximadamente 30 minutos ou até que estejam macias. Usei um ohashi para atravessar as beterrabas. Retire do forno, espere esfriar e rale as beterrabas. Numa panela coloque o azeite, a manteiga e refogue a cebola e as cenouras por uns 10 minutos. Junte as beterrabas, o açúcar e o caldo de carne e deixe cozinhar por mais 20 minutos aproximadamente. Desligue e espere esfriar. Bata no liquidificador com sal. Se for servir quente volte a sopa a panela, aqueça  e sirva com uma colher de iogurte por cima, pimenta do reino ralada na hora e seu verdinho predileto. Se for tomar fria, leve-a imediatamente a geladeira e deixe no mínimo 1h. Junte o iogurte, a pimenta e o verde sempre na hora de servir. Bom apetite!



domingo, 27 de janeiro de 2013

Bolo de Casca de Frutas da Mô

Desperdício é uma coisa que me tira do sério e tenho buscado eliminá-lo da minha vida, especialmente na cozinha, onde quase tudo é aproveitável e vou dizer uma coisa: as receitas integrais estão entre as minhas melhores. Essa é a história do bolo de casca de frutas, minha delícia do momento. Gosto de comer antes e depois de praticar corrida ou ir para a academia, porque é super nutritivo e leve. Comidinha para todos os músculos, inclusive o coração  O bonitinho aí da foto foi feito com cascas de banana e manga e recheado com banana e uva passa em calda de melaço e canela. O cheiro desse bolo é uma coisa. Sabe aquele cheiro de manga madurinha, que a gente pega no pé e se lambuza? É por aí!

Ingredientes da massa

- 3 ovos
- 1/2 xícara de leite
- 1/2 xícara de farinha de trigo integral
- 1/2 xícara de farinha de trigo branca
- 1/2 xícara de aveia
- 1/4 de xícara de óleo
- 3/4 de xícara açúcar*
- 4 colheres de farinha de linhaça (opcional)
- 1 colher de sobremesa rasa de fermento
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal
- cascas de manga  e banana

*Usei adoçante culinário para economizar calorias :)

Recheio
-  3 bananas
-  um punhado de uvas passas
- 2 colheres de sopa de melaço
- 1 colher de sopa de água
- 1 colher de chá de manteiga
- 2 paus de canela


Feitura

Comece pelo recheio. Numa panela coloque o melaço, manteiga, água e os paus de canela. Leve ao fogo. Quando levantar fervura adicione as bananas cortadas no sentido do comprimento e as uvas passas. Cozinhe por 2 ou 3 minutos e reserve.

Pré-aqueça o forno a 180º C ou no médio. No liquidificador coloque o leite e as cascas e deixe bater bem. Depois junte os ovos, o óleo, o açúcar, o sal e, por último as farinhas e bata mais um pouquinho. Despeje essa mistura numa bacia e misture com uma colher de pau a linhaça, a aveia, o fermento e o bicarbonato. coloque metade dessa massa em uma forma de bolo inglês untada com óleo ou manteiga e enfarinhada. Despeje o recheio de banana, menos os pedaços de canela. Cubra com o restante da massa e leve ao forno médio por aproximadamente 30 minutos. Espete o bolo com um palito antes de tirá-lo do forno para ver se está cozido. o palito tem que sair limpinho.

Prepare-se para uma experiência de gratidão à natureza que te deu esses maravilhosos frutos. Sinta no perfume do bolo a energia da terra e das pessoas que trabalharam para que esse alimento chegasse a sua mesa. Pense que tolice seria jogar esses cascas fora e seja feliz!

Eu vou ali preparar uma compota de casca de maracujá e já volto pra te contar!